Festival Porongos

Quem somos​

Direção e Gestão

Thaise Machado

Direção Criativa
e Direção de Arte

A quase 10 anos, Thaise Machado vem construindo uma sólida trajetória profissional, contribuindo na manutenção e criação de Territórios Negros a partir da arquitetura, arte e cultura.

Como Arquiteta, assessorou o Quilombo Quingoma, em Lauro de Freitas/BA. No cinema atua como e Diretora de Arte, reconhecida com os prêmios Trajetórias Sirley Amaro e o Destaque em Direção no II Festival Cinema Negro em Ação. No teatro atua como Cenógrafa.

Como Artista Visual, explora xilogravura e colagens. Esteve residente artística da PEMBA – SESC Brasil e SOMA – AKQA. Como Empreendedora Criativa, participou de diversas Aceleradoras, entre elas: Afrolab, Diver.SSA, Pense Grande e Artemísia.

@thaiseomachado
@negraativa

Vanessa Rodrigues

Direção de Arte

Vanessa Rodrigues é graduada em Produção Audiovisual e atua como artista multidisciplinar, explorando o audiovisual e a produção cultural. No audiovisual, se destaca como diretora de arte e produtora, colaborando em projetos para diversas marcas. Recentemente, dirigiu a arte da série “Centro Liberdade”, “Roca Sales” e “Filhos da Liberdade”. Também foi responsável pela direção de arte do filme “Virgínia e Adelaide”.

Dirigiu a arte do álbum visual da sambista Pâmela Amaro, recebendo o prêmio de Melhor Direção de Arte no festival Cinema Negro em Ação. Realizou também em clipes da multiartista afro-indígena Dessa Ferreira pelo álbum “PULSO”, ambos realizados pelo Natura Musical.

Como produtora cultural, promoveu eventos dedicados à cultura africana e resistência negra, como o “Solar Negro”, no Casarão Solar Conde. Em 2023, recebeu o prêmio de Melhor Direção de Arte, junto a Richard Tavares, no Festival de Cinema de Gramado pela obra “Colapso – Terra em Chamas”.

Roberta Dias

Gestão Administrativa

Beta é pós-graduada em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade pela Universidade de Lisboa e em Políticas Públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalha com produção cultural desde 2015, atuou como gestora de projetos na Associação Cultural Vila Flores. Já geriu projetos com o Consulado da Holanda no Brasil, Goethe Internacional Relief Fund for Culture, Lei de Incentivo à Cultura, editais estaduais e municipais do Rio Grande do Sul. Em 2023, se mudou para o Rio de Janeiro e passou a assinar seus trabalhos através da Caroteno Produções, realizando consultoria de planejamento estratégico para o MAM-SP e a elaboração de inúmeros projetos culturais e artísticos no Rio de Janeiro. Por lá, produz feiras de empreendedorismo local, espetáculos artísticos, oficinas formativas, entre outros. É gerente de operações da No One, estúdio de design estratégico.

@caroteno.producoes
@caroteno.beta



Luana Barros

Gestão Financeira

Bacharel em Administração pela UFRGS e fundadora da Ekoar Educação. Trabalha com gestão administrativa e financeira de projetos culturais e educacionais. Desde 2019  é gestora administrativa e financeira no Centro Cultural Vila Flores (ACVF), atuando em dezenas de projetos culturais,  educacionais e de inovação cultural, incentivados e patrocinados, tanto por fundos nacionais quanto internacionais. Responsável pela gestão administrativa e financeira de  projetos financiados pelo Consulado da Holanda no Brasil (2020, 2021 e 2022), pelo Goethe Internacional Relief Fund for Culture (2021), pela Lei de Incentivo à Cultura (2021), editais estaduais e municipais do Rio Grande do Sul e editais do pacote Aldir Blanc (2021). Acredita em uma educação pública de qualidade para todes, na força do fazer coletivo e entende o acesso à arte e à cultura como processo reflexivo, de transformação e inclusão social.

@luana_barros1404

Produção

Bruna Anele

Produção

Bruna Anele atua com produção cultural desde 2016, quando iniciou a sua trajetória com gerenciamento de carreiras da música independente do Rio Grande do Sul. Desde então vem adquirindo experiência em projetos de festivais, lançamentos de discos, livros, peças de teatros, shows e longamentragens. Tem apreço especial por produtos culturais gratuitos e em espaços públicos. Já trabalhou diretamente com diversos artistas como Luedji Luna, Tim Bernardes, Rubel, Saskia, O Terno, Rodrigo Amarante, entre outros. Tem gosto por planilhas, produção artística, logística e gerenciamento de projetos. Também utiliza a sua formação em Design pela UFRGS para abordar os projetos culturais de forma sistêmica e integrada.

Carolina Paiva

Produção

Carolina Paiva vive na comunidade Orfanotrófio e é Relações Públicas pela UFRGS. Considera a valorização e o protagonismo da arte periférica como algo necessário e potente. Participou da produção de espetáculos e shows no Theatro São Pedro e Araújo Vianna, ativações de marcas e também já atuou como cerimonialista de eventos do poder executivo da cidade. Além disso, já realizou a produção dos artistas gaúchos Mc Camilinha e DJ Saboroso.

“Estar hoje no Porongos é juntar duas coisas que amo, a cultura e a descentralização dela, por isso me sinto honrada em somar a esse projeto para mais uma vez fazermos história na cidade.”

Mauryani Oliveira

Produção

Mauryani Oliveira é natural de Mauryani Oliveira é natural de Belém do Pará, reside em Porto Alegre há 7 anos. É estudante de Relação Públicas, na Unisinos e Ciência Sociais, na UFRGS. Apaixonada por trabalhar com pessoas promovendo uma experiência organizada, dinâmica e diversa, escolheu a área de relacionamento com cliente e time interno. Há 6 anos atua na área de atendimento publicitário, gestão de projetos, produção de eventos e curadoria musical para clientes de pequeno, médio e grande porte. Já esteve à frente de projetos para instituições e empresas como Farol Santander, Instituto Ling e Natura Musical.

Pablita

Produção

Historiadora e pós graduada em Gestão Cultural, cria orgulhosa da cidade de Alvorada e, atualmente, é moradora de Novo Hamburgo. Co-fundadora da produtora cultural Outro Mundo Acontece, um coletivo cultural que faz a produção musical e artística de artistas independentes da região do Vale dos Sinos. Foi coordenadora dos projetos Som de Casa, Outra Vênus de produção cultural para mulheres e dissidentes de gênero e apresentadora do podcast Vivências Negras.

É gestora da Casa OMA – um espaço cultural que há sete anos realiza produção de shows e eventos musicais, além de sediar um estúdio popular. 

@pablita.s

Alex Pantera

Produção local

Alex Pantera, ator e ativista cultural, é natural do bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. Tem formação teatral na Escola Popular de Teatro da Terreira da Tribo, um grupo com mais de 40 anos de atuação. Foi produtor cultural da Mostra Cultural da Região Leste, educador social e oficineiro de teatro no Centro de Educação Ambiental. Atuou como diretor e produtor na coletiva Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, além de ser oficineiro de teatro e educador social no Centro de Referência e Assistência Social Leste. É diretor criativo do projeto “Teatro como Instrumento de Criação Cênico-Literária” e idealizador da Geladeiroteca Bom Jesus 470, um projeto de incentivo à leitura e promoção da literatura. Foi agraciado com o Prêmio Trajetórias Sirley Amaro em reconhecimento ao seu ativismo cultural.

Ana Cristina

Produção local

Cris Medeiros é Gestora Pública, Presidente do Centro de Educação Ambiental (CEA), feminista, antirracista, ativista comunitária e social,  produtora cultural, conselheira tutelar de 2011 a 2023 e apresentadora de rádio.

Marina

Produção local

Marina nasceu, cresceu e vive na comunidade da Bom Jesus.Jovem de 26 anos, é ativista social e comunitária e Co-fundadora do Espaço Compromisso, negócio de impacto social e inovação que atua com os mercados de comunicação e moda, articulando a rede de serviços e pessoas que possam atuar coletivamente para o desenvolvimento social, econômico, tecnológico e sustentável da região, conectando terceiro setor, iniciativas privadas e poder público no compartilhamento de oportunidades e responsabilidades sociais. A Compromisso é TOP10 Expo Favela Rio Grande do Sul da edição do ano de 2023.
Tem formação técnica em Publicidade e Propaganda pela Escola Municipal Irmão Pedro e Tecnóloga em Gestão Pública pela faculdadeEstácio de Sá – PROUNI.

Comunicação

Silvia Abreu

Assessoria de imprensa

Silvia Abreu é jornalista e especialista em Produção e Gestão Cultural, com mais de 30 anos de atuação no mercado. CEO na empresa SM Comunicação e Gestão Cultural Ltda. É diretora de Projetos na organização Odabá e é Consultora Técnica de Comunicação na Frente Negra Gaúcha. Como jornalista, atuou em vários órgãos de imprensa na Capital e no Interior do RS. Como divulgadora e assessora de imprensa, tem trabalhado para artistas e entidades culturais públicas e privadas, além de organizações do Terceiro Setor. Sua atuação na cultura abrange o teatro, o circo, a música, a dança, o audiovisual, a literatura, o carnaval, as artes plásticas e visuais. 

Com diversos prêmios recebidos, entre os quais o Açorianos de Produção e de Literatura, desenvolve o projeto “Cartografia dos Palcos – Mapeamento dos Equipamentos Culturais do RS”, em sua segunda edição. Em 2020 venceu o Prêmio Natura Musical com o projeto “Dessa Ferreira – Música Afro-Indígena Contemporânea”. Em 2021 foi contemplada com o Prêmio Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro.

@asilviamaraabreu

Karla Oliveira

Estratégia de conteúdo

Karla Oliveira é criadora, comunicadora e artesã. Atua como artista visual na Coletiva Presentes Futuras, uma coletiva formada por mulheres de diversos lugares do Brasil que desenvolve projetos por meio da arte, da moda e da educação. Formada em Comunicação Social – Jornalismo, desde 2013 atua como Estrategista de Conteúdo na área da Publicidade.

Laura

Gestão de comunidade

Prazer! Meu nome é Laura, mas prefiro que me chamem de Lau. Sou jornalista de formação e trabalho com marketing há uns bons anos. Aqui no time de comunicação do Festival, sou responsável pelo gerenciamento da comunidade, interagindo com o fluxo de mensagens do nosso perfil do IG

Emanuel Barros

Designer gráfico

Designer Visual e entusiasta das Ciências Sociais, Emanuel mescla dados de mercado e pesquisas feitas nos campos da antropologia e sociologia para conceituação de projetos. Com uma metodologia de design centrada no usuário, busca criar experiências visuais que se conectem verdadeiramente com o público e transmitam a essência das marcas de maneira eficiente e atraente.

Instagram @emanuuuuuuu

Taiane Brito

UX designer

Comunicadora visual, UX designer, pesquisadora, e mestranda em cultura e territorialidades na UFF/PPCULT. Pesquiso sobre a manifestação do Coco de roda na Paraíba e as confluências indígenas e africanas, através da metodologia de cartografia social e design participativo.
Também sou criadora da Awa Comunica, em que desenvolvo trabalhos visuais para projetos do sociais e culturais.

@tai.awa

Audiovisual e fotografia

Janove

Audiovisual

Janove, morador do bairro Umbu em Alvorada – RS, bacharando em história pela UFRGS, poeta e ex slammaster dos coletivos de competição de poesia falada: Slam 48 e Slam Chamego, um dos idealizadores do ELIPA o Encontro Literário das Periferias e do Conexões Literárias. Filmmaker e fotógrafo, hoje concilia a formação em história como o seu trabalho, registrando o mais potente, orgânico e cru no limite do seu olhar, até onde esse olhar pode alcançar, as ruas, a roda de samba, o carnaval, a atmosfera dos jogos do Internacional e as movimentações do movimento negro e quilombola portoalegrensense.

Crystom Afronário

Fotografia

Crystom Oliveira Rodrigues, mais conhecido pelo seu nome artístico Crystom Afronário, é um diretor de cinema,Fotógrafo, compositor e criador de conteúdo digital. Nasceu em Porto Alegre e reside na zona leste da capital no bairro Morro da Cruz/Partenon. É formado em técnico de Segurança do Trabalho e atualmente está cursando Bacharelado em Realização Audiovisual pela Universidade Vale Do Rio Dos Sinos.

Começou os seus trabalhos com filmagem em 2018 de forma independente com um Smartphone, o que levou a fundar a produtora Justiça Poética com o seu canal no Youtube, onde vem relatando a cultura musical e social das periferias de Porto Alegre. Em 2019 participou no livro de 10 anos do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional: “Aprendizagem e Erradicação do trabalho infantil, em prosa,verso e imagem”. Mas foi em 2021 que o Brasil conheceu a sua história, ao participar da segunda edição no Documentário “Falas Negras”, exibido em rede nacional no dia (20/11/2021) pela TV GLOBO, onde foi um dos 5 integrantes principais da trama representando o estado do Rio Grande do Sul.

Gabriela Lazzarini

Fotografia

Gabriela Lazzarini, 22 anos, é fotógrafa e filmmaker, graduanda em Publicidade e Propaganda pela UFRGS.

Tem mais de 2 anos de experiência na UFRGS TV, onde atuou com produção audiovisual, direção de fotografia e edição. Além disso, já trabalhou em agências de publicidade e equipes internas de marketing, com foco em direção de arte, design gráfico e edição de vídeo. 

Atualmente trabalha como freelancer na área da fotografia e audiovisual, atuando principalmente na área de eventos. Também é co-fundadora da Onze Studio (onze-studio.com), uma produtora de conteúdo audiovisual focada em slow content.

Em 2021, foi diretora de fotografia e edição de Duplicidade. Em 2023, atuou com fotografia still, direção de arte e making of do clipe Kawo, de Cristal. Em 2024, dirigiu os videoclipes de Cada Detalhe e Rodovia Turva de Maeve

Afrovulto

Fotografia

Fotógrafo, Artista Visual, Diretor de Fotografia, e integrante da Denegrir Agência, fundada em 2019. É formado na Oficina Livre do Ponto de Cultura Teia Viva 2011. Atuou como diretor de fotografia nos documentários “Quilombo da Família Silva” (2011), “Figueira Negra” (2017), Também fez Foto Still e Som direto no documentário “Batuque Gaúcho (2014), Diretor de Fotografia nos videoclipes "Ashley Banks" (2019) e "Ambição" (2020) da artista Cristal Rocha. Participou da publicação “Corpo Futuro” (2021), Participou das Exposições MAAPA (Mostra de Arte Aberta de Porto Alegre) 2021, Presença Negra no MARGS (2022), Retrato de Família- Goethe Institut Porto Alegre (2022)



 

Área técnica

Olimpio Machado

Produtor musical

Olimpio Machado, produtor musical, técnico e mixer, formado pela UNISINOS, trabalha há 10 anos no mercado da música do Rio Grande do Sul, em estúdio trabalhando com Catavento, Supervão, Góbi, Projeto Ialodê e na direção e desenho de som do projeto AGULHAR patrocinado pela Natura Musical (2020). Na operação de shows tendo trabalhado em festivais como: Lollapalooza (2019), Bananada (2019), Rock in Rio (2022), Porto Verão Alegre (2023-2024), Unimúsica (2022-2023-2024), AVANTE (2023). E operando para bandas e peça de teatro como: Tuyo, Terno Rei, SHAME (UK), Papisa, Carne Doce, Catavento, Rodrigo Amarante, RROCHA, Jards Macalé, Tom Zé, METÁ-METÁ, Silvero Pereira (BRtrans), Jovem Dionísio; E no audiovisual tendo feito mixagem nos seguintes curta metragens/documentários: A Quem Pertence A Cidade? (2021), Nós que fazemos girar (2021).

Lucas Rodrigues do Amaral

Produtor de set

Meu nome é Lucas Rodrigues do Amaral , conhecido no set como Amaral . Tenho 24 anos , sou Sagitariano, minha função: produtor de set , contra regra e organizador de eventos .. Estou trabalhando nessa área desde de 2018, já fiz 12 longas metragens,  entre eles ” Dragon, vai dar nada, filhos da liberdade, centro liberdade, edifício bom fim e nós a sós ” entre outros , também fiz curtas metragens, e publicidades.

Sou uma pessoa que gosta muito de trabalhar nessa área, sou muito comunicativo, gosto de estar sempre exercendo minha função com muita calma, paciência e muita criatividade em tudo

André Hanauer

Operador de luz

Trabalhou como operador de luz com artistas como: Nei Lisboa, Kleiton & Kledir, Orquestra do Teatro São Pedro e Yamandu, e Renato Borguetti, Glau Barros, Rock de Galpão, Toquinho, Luíza Possi, Grupo Tholl, Bandaliera.

 

Biel Fontoura

Produtor de set e contrarregra

Biel Fontoura é produtor de set e contrarregra, atua no mercado audiovisual há mais de oito anos, e desde então já filmou oito longas, quatro séries, diversos curtas-metragens, videoclipes, além de mais de cinco dezenas de trabalhos publicitários com produtoras como Yatta, Zepp Filmes, Better Together, entre outras. Dentre os conteúdos mais recentes rodados, estão A Banda, da Panda Filmes, Vai Dar Nada, da Casa de Cinema de Porto Alegre, e Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez de Tabajara Ruas. Já de obras seriadas recentes, filmou a Filhos da Liberdade de Mariani Ferreira e série a Boate Kiss, de Morena Filmes, disponível na Netflix. Biel também atua nas áreas de cenografia e maquinária, e em festivais de cinema.